Saiba mais sobre doenças gengivais

Publicado em 28/01/22

Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, uma fina película amolecida que adere à superfície dos dentes, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. No estágio inicial da doença, o osso e o tecido alveolar onde se fixam os dentes não são afetados.

A placa bacteriana aderida aos dentes, quando não removida através da higienização correta dos dentes, com o passar dos dias se mineraliza e se torna o cálculo dental (ou tártaro), que é uma placa mais espessa e dura que não é removida com a escovação, sendo necessária uma consulta de raspagem para remoção.

Manchas extrínsecas geradas pelo consumo excessivo de café e cigarro

Quando não removido, o cálculo dental pode fazer com que a gengivite evolua para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dos dentes.

Pacientes fumantes e diabéticos tem maior propensão a desenvolver periodontite, por isso nesses indivíduos os cuidados devem ser redobrados.

Sintomas mais comuns da gengivite são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, exsudato e sangramento (espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental).

Quando a periodontite está instalada, esses sintomas se intensificam, o mau hálito se torna persistente, o paladar fica alterado e seus dentes parecem mais longos por causa da reabsorção óssea e da retração gengival. Dor é uma queixa nem sempre presente nesses pacientes.

A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois das refeições e antes de deitar, avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenção dessas doenças gengivais.

Faça visitas regulares ao dentista e fique atento ao notar mudanças no aspecto de sua gengiva.

Conheça mais sobre tratamentos dentários em nosso site e em caso de dúvidas estamos à disposição para conversarmos.

Marcos Antonio da Rocha Filho
CROSP 115.199