Pino e Implante: saiba a diferença

Publicado em 28/01/22

Muitos pacientes tem essa dúvida e simplificadamente falamos que o pino é um retentor intraradicular, ou seja, que é instalado na raiz dentária para dar suporte a reconstrução do dente comprometido, portanto a raiz do dente ainda está viável.

No caso do implante dentário, já houve a perda do dente, logo ele é considerado uma “raiz artificial” para dar suporte à reconstrução da coroa do dente perdido.

Ambas as alternativas são ótimas opções de restabelecer a saúde bucal e de voltar a ter uma mastigação adequada na região afetada.

Sempre que é viável a manutenção da raiz dentária preferimos salvar a estrutura dental, já que o implante é a melhor alternativa apenas quando já perdemos nosso dente.



Na radiografia periapical acima vemos ao lado esquerdo um implante (“raiz artificial”) e ao lado direito uma raiz contendo um pino intrarradicular.

Foto de implante após 90 dias de cicatrização, pronto para moldagem.


Foto de raiz dental com pino intrarradicular, pronta para moldagem.

Tanto o pino intrarradicular, como o implante dentário tem como principal função reter uma coroa (parte visível do dente), garantindo estética e função mastigatória.

Conheça mais sobre tratamentos dentários em nosso site e em caso de dúvidas estamos à disposição para conversarmos.


Marcos Antonio da Rocha Filho
CROSP 115.199