Publicado em 28/01/22
A cárie é a doença mais comum que acomete a boca dos nossos pacientes e é causada por diversos fatores. Dentre os principais fatores estão: dieta com doces e carboidratos (dieta cariogênica), má higienização, bactérias presentes na boca do individuo, boca seca (xerostomia), dentre outros.
A cárie é uma doença que causa desmineralização da estrutura dental quando a placa bacteriana não é eliminada completamente com a escovação e o fio dental. Há bactérias na placa que produzem ácidos que atacam/desmineralizam o esmalte e criam pequenas cavidades nos dentes chamadas de lesões da cárie.
Pode ser assintomática, porém na maioria dos casos há dor no dente afetado e sensibilidade ao ingerir bebidas ou alimentos.
O tratamento é realizado exclusivamente pelo cirurgião-dentista e, na maioria das vezes, é feito com restaurações em resinas compostas, mas pode também ser necessária a realização de tratamento endodôntico (canal) e confecção de coroas de porcelana.
Cáries como essas são formadas devido a higienização inadequada ou insuficiente com fio dental. Foto feita em consulta de rotina: utilizamos para auxiliar na comunicação com o paciente e orientar na higienização bucal.
A melhor medida a ser tomada pelos pacientes para prevenção da doença cárie é a correta escovação dos dentes (pelo menos, três vezes ao dia), utilização de fio dental e produtos de higiene dental que possuam flúor. Além disso, uma dieta balanceada, com poucos doces e carboidratos e ingerir água fluoretada são fundamentais para a manutenção de uma boca sem cáries.
Conheça mais sobre tratamentos dentários em nosso site e em caso de dúvidas estamos à disposição para conversarmos.