O que é uma coroa total?

Publicado em 28/01/22

Quando há necessidade de reconstruir grande parte da coroa dentária confeccionamos em laboratório uma peça chamada coroa total. Há duas situações onde isso acontece: após instalarmos implantes dentários ou em caso do paciente ter um dano grande no dente, porém sem comprometer a raiz dentária. A coroa total geralmente é feita de porcelana e restabelece estética e função mastigatória.

Inicialmente o cirurgião-dentista precisa avaliar a condição dentária para planejar corretamente as etapas e procedimentos que serão realizados. Por exemplo, em muitos casos, o paciente irá precisar de tratamento endodôntico (tratamento de canal) previamente à confecção da coroa total.

Com o dente preparado para a coroa total ou o implante dentário já instalado, o cirurgião-dentista pode realizar uma moldagem da boca para que seja confeccionada a coroa total, que será a peça visível em boca, sendo feita de porcelana ou resina

O técnico em prótese dentária, também chamado de protético, utiliza essa moldagem realizada pelo cirurgião-dentista para criar um modelo em gesso e a partir deste confeccionar a coroa total.

O cirurgião-dentista poderá cimentar ou parafusar essa peça protética, de acordo com o tratamento. No caso de ser uma coroa total sobre dente: será cimentada. No caso de ser uma coroa total sobre implante: na maioria dos casos será parafusada.


Coroa confeccionada em porcelana pura (dissilicato de lítio, emax ivoclar vivadent).

Coroa confeccionada em resina (ceramage, shofu).


Caso clínico de duas coroas sobre implantes (metalocerâmicas) realizado pelo Dr. Marcos A. Rocha Filho.

Conheça mais sobre tratamentos dentários em nosso site e em caso de dúvidas estamos à disposição para conversarmos.


Marcos Antonio da Rocha Filho
CROSP 115.199