Carga imediata: quando é possível realizar?

Publicado em 28/01/22

Pacientes com problemas em dentes da região anterior (dentes da frente) ou desdentados totais muitas vezes nos procuram para repor dentes tendo certa pressa e ansiedade para finalizar o tratamento.

Nas fotos: A esquerda, radiografia de implante após o período de cicatrização de 3 meses de implante onde o Dr. Marcos A. Rocha Filho realizou a carga imediata (extração, enxerto ósseo, instalação de implante e provisório em uma única consulta) e a direita, prótese protocolo.

Atualmente a Odontologia nos permite otimizar o tempo e manter o paciente sempre com próteses, evitando desconfortos pela ausência dos dentes.

Quando bem indicada, essa técnica permite a instalação do(s) implante(s) e instalação da prótese em até 72 horas após a cirurgia.

Em casos de dentes anteriores, a prótese é confeccionada no momento da cirurgia. Em casos de próteses protocolo, no momento da cirurgia realizamos uma moldagem e enviamos ao laboratório para que seja confeccionada a prótese e instalada em, no máximo, 3 dias.

Na foto vemos acima a prótese protocolo em cera (vermelha) para prova no dia seguinte da cirurgia e pronta, após 48 horas, para instalação.


Todo caso deve ser avaliado corretamente, já que fatores como tipo de prótese, condição óssea, presença de infecção e até colaboração do paciente podem influenciar na tomada de decisão e sucesso do tratamento.

Nessa técnica não aguardamos o processo de osseointegração, que é a união estável obtida entre o implante e o osso e ocorre em 90 dias após a instalação do implante. Por isso é fundamental que, quando realizada a carga imediata, nesse período de cicatrização o paciente seja colaborador principalmente quanto a alimentação, evitando alimentos duros, dando preferencia a mastigação leve nesse período.

Conheça mais sobre tratamentos dentários em nosso site e em caso de dúvidas estamos à disposição para conversarmos.


Marcos Antonio da Rocha Filho
CROSP 115.199